Iluminação de garagens
- Evaldo
- Jun 5, 2023
- 3 min read
Geralmente as garagens dos condomínios, construídas nos subsolos dos prédios, têm um sistema de iluminação pouco eficiente. O sistema fica ligado 24 horas por dia, mesmo quando ninguém está usando a garagem.

E se fosse possível controlar a iluminação sob demanda, acionando as luzes apenas quando necessário?
Nossa solução
O sistema de automação da Mirai detecta movimento de carros ou pessoas na garagem e aciona a iluminação apenas nesta situação.
Como funciona
Para automatizar o acendimento das luzes numa garagem utilizamos sensores de movimento e switches (chaves) inteligentes.
Sensor de movimento
O sensor de movimento é um dispositivo pequeno e discreto que fica posicionado no ambiente de forma a monitorar se há carros, pessoas ou pets se mexendo.

Switch inteligente
A switch inteligente substitui o interruptor comum da instalação elétrica. Ela continua funcionando como um interruptor "normal", ou seja, você ainda acende e apaga as luzes com as mãos; mas ela pode ser acionada pelo sistema de automação (nesse exemplo, ao se detectar movimento).

A switch inteligente é instalada na infraestrutura do QDF (Quadro de Distribuição de Força) já existente na sua garagem. Não é preciso passar novos fios ou quebrar paredes.

A principal vantagem dessa automação é a economia!
Você nunca mais vai deixar uma luz acesa gastando energia elétrica à toa, pois, o sistema de automação vai apagar a luz automaticamente se não houver ninguém na garagem. Medições que fizemos indicaram economia de 40% a 50% na conta de energia elétrica da iluminação das garagens. Bem mais econômico, não?
Perguntas Frequentes
Se eu parar de me mexer no ambiente vou ficar no escuro? Depende. A automação é programada para tolerar alguns minutos sem movimentação antes de apagar a luz. Por exemplo, se as pessoas ou carros ficarem absolutamente parados por 5 minutos, a automação vai interpretar como "ambiente desocupado" e vai apagar das luzes. Esse tempo (no exemplo, de 5 minutos) é totalmente configurável e vai ser ajustado para melhor atender o seu caso.
A luz vai acender mesmo de dia se eu entrar na garagem? Na programação da automação consideram-se os horários próximos aos intervalos de pôr e nascer do sol. Durante o dia a automação vai ignorar o movimento e não vai acender as luzes, entendendo que a claridade do dia dá conta do recado.
Mas e se na garagem eu tiver uma região que é muito escura, mesmo durante o dia. Como a automação vai lidar com isso? A automação é um programa de computador, ou seja, ele faz o que for mandado. Se sua garagem é muito escura e você precisa que, mesmo durante o dia, as luzes se acendam automaticamente, a automação vai ser programada pra fazer isso. Tudo é possível!
Posso acender e apagar a luz como eu fazia anteriormente com o interruptor comum? Sim! A automação não elimina a operação manual. Se você precisar, pode acionar a iluminação manualmente, pelo celular, tablet ou PC.
Preciso trocar as minhas lâmpadas por lâmpadas inteligentes? Não! O sistema inteligente controla as lâmpadas, luminárias, postes, plafons, spots, etc, que você já possui. Não é necessário trocá-los.
No que isso é diferente de uma minuteria? A minuteria é um dispositivo que também é acionado por movimento mas que se instala próximo à lâmpada (ou luminária) que se deseja controlar. O tempo que a minuteria mantém as luzes ligadas é de configuração bastante limitada (apenas 2 ou 3 opções de intervalo estão disponíveis) e atua 24 horas por dia, esteja claro ou escuro. É muito comum em halls de elevadores. Seu funcionamento é simples porém extremamente limitado. O sistema de automação mostrado acima é muito mais flexível, pois, usa dispositivos independentes para detectar movimento e controlar as luzes. Sua a programação por software permite uma infinidade de ajustes adequando-se à necessidade de cada ambiente.
Para saber mais
Leia nosso post "O que é automação".
Se você quiser implantar um sistema inteligente na sua garagem e economizar energia elétrica, entre em contato com a Mirai.



Comments