A luz acende quando a porta abre!
- Paulo
- Aug 23, 2023
- 5 min read
Esse tipo de automação está na categoria das pequenas conveniências do dia-a-dia.
Quando sua casa começa a ficar automatizada você começa a entender o valor da automação e como ela pode te ajudar nas pequenas coisas. Então você começa a ter ideias do que pode ser automatizado. Acender uma luz automaticamente quando uma porta abre é uma dessas ideias.
O problema
Você chega em casa, abre a porta principal e sai caçando com as mãos onde está o interruptor para acender a luz. Não que isso seja uma grande inconveniência, afinal, a vida toda foi assim que você fez (melhor dizendo: como todos nós sempre fizemos).
A coisa fica um pouco mais inconveniente quando você está com as mão ocupadas, carregando sacolas ou malas, por exemplo. (Temos um post parecido sobre acender a luz da cozinha, dê uma olhada!).
A automação pode resolver isso de uma maneira bem simples!
A solução
Colocamos na sua porta um sensor que indica quando ela está aberta ou fechada.

Quando as duas partes do sensor estão próximas, ele indica que a porta está fechada. Quando elas se afastam (o que ocorre na abertura da porta), o sensor indica que a porta foi aberta.
Para acender a luz há duas opções.
A primeira seria colocar um interruptor inteligente no lugar do seu interruptor comum. Assim, podemos controlar o interruptor inteligente (e portanto as lâmpadas que ele pode acender) pela automação.

Outra opção seria usar uma lâmpada inteligente em um abajur que eventualmente você tenha no ambiente. Essa lâmpada também pode ser controlada pela automação e vai iluminar um pouco o ambiente, o suficiente para que você consiga entrar e acender as luzes sem estar no escuro.
As lâmpadas inteligentes são muito populares porque você consegue controlar a cor da lâmpada e o brilho. Na foto a seguir a lâmpada do abajur está na cor vermelha apenas como ilustração, mas para nossa automação a ideia é que ela fica na cor branca para iluminar melhor o ambiente (ou na cor que você desejar!).

O resultado
Veja no vídeo a seguir o resultado da automação acendendo a luz do cômodo.
Pronto. Você não fica no escuro procurando o interruptor ou nem precisa se preocupar em acender a luz. Pequenas gentilezas que a automação pode fazer pra você.
Bônus - sistema de alarme simples
Agora que temos um sensor na porta e podemos detectar quando ela abre, acabamos de ganhar um sistema de alarme simples!
Usando a informação enviada pelo sensor, podemos criar um alerta que é enviado para seu celular toda vez que a porta abrir. Isso é muito útil quando você está fora de casa, pois assim pode saber se a abertura da porta é algo normal (alguém da sua família chegando em em casa) ou se é um problema (vocês estão todos viajando! Que negócio é esse de porta abrindo?).

Vantagens dessa automação
Comodidade: abriu a porta de noite a luz acende automaticamente. Simples assim.
Segurança: você fica sabendo quando a porta é aberta, recebendo uma notificação na tela do seu celular onde quer que você esteja. Se for família, OK. Se não for... Polícia!
Auxílio para pessoas com mobilidade reduzida: cadeirantes, pessoas de idade ou com algum de tipo de deficiência de locomoção têm enorme benefício com essa automação, pois é uma ação física a menos que elas precisam fazer (caçar o botão de acender a luz, no escuro).
Perguntas Frequentes
E se eu precisar desativar essa automação? Como faz? Podemos aperfeiçoar a automação pra você. Por exemplo, se alguém estiver assistindo TV na sala, então não queremos que a luz acenda. Ou então criamos um botão no aplicativo do celular (sim, tem aplicativo no celular também!) pra você desativar a automação quando quiser.
Dá pra usar a Alexa? Não é necessário ter Alexa pra fazer essa automação. Mas, se você quiser, podemos mandar a Alexa dizer um "boa noite!" (ou bom dia, ou boa tarde, dependendo da hora do dia) quando você abrir a porta.
Qualquer tipo de porta pode ser monitorada? Sim! Basta instalar o sensor de forma que os dois elementos do sensor se aproximem quando a porta está fechada e se afastem quando ela for aberta. O sensor também pode ser usado em portas de correr bastando colar cada elemento do sensor em uma das folhas da porta (de forma que, quando as duas folhas da porta estiverem fechadas, os elementos do sensor fiquem bem próximos um do outro).
Preciso passar fios pela casa para instalar os sensores? Não! Os sensores funcionam a bateria, são sem fio ("wireless") e são colados nas portas com fita dupla face. A instalação é super simples e não requer nenhum tipo de obra ou passagem de fios!
Dá pra colocar o sensor em janelas também? Sim, sem dúvidas. Aliás, temos um artigo que fala sobre isso; dê uma conferida no post "Alerta de janelas abertas".
Quanto tempo dura a bateria do sensor? A duração da bateria depende principalmente de dois fatores: a qualidade da bateria e a frequência do uso do sensor. Assumindo que você comprou uma bateria de boa qualidade, uma porta de uso diário vai fazer o sensor durar pelo menos uns 6 meses, podendo chegar a 1 ano antes da troca.
Onde acontece essa automação? No sensor? Como a mensagem vai parar na Alexa ou no celular? O sistema de automação implantado pela Mirai utiliza uma central para receber a informação de todos os sensores e para mandar os alertas (para a Alexa ou celular, por exemplo). Temos esse artigo que explica como isso tudo funciona. Vale a pena ler.
Onde usar e onde não usar essa automação
Onde usar
Essa automação pode ser usada em qualquer local onde você queira monitorar o "abre e fecha" das coisas. Por exemplo, você pode colocar um sensor de abertura na porta de uma geladeira ou freezer e receber uma notificação se essa porta for aberta. Isso pode ser bastante útil tanto para ter certeza de que a porta da geladeira não ficou aberta e evitar estragar qualquer alimento nela (e economizar energia elétrica também) como para monitorar aquela geladeira onde você guarda as cervejas e ser alertado se alguém foi lá e abriu!
Você também pode monitorar à distância se portas e janelas foram abertas quando você está fora de casa, criando um sistema de alarme simples.
Não há local "proibido". Instale em portas internas da casa, janelas, alçapão do sótão, porta da geladeira, adega de vinhos, do freezer, numa gaveta ou num baú. A imaginação é o limite!
Onde não usar
A maioria dos sensores de abertura à bateria (como o apresentado nesse texto) são sensíveis a umidade. Portanto, evite instalá-los em locais desprotegidos da chuva como ambientes externos expostos ao tempo.
Evite também instalar os sensores onde houver muita incidência de sol pois isso vai diminuir a vida útil da bateria. E se você grudou o sensor com fita dupla face, o sol excessivo pode diminuir a eficiência da fita e fazer o sensor descolar.
Mas tirando esses fatores relacionados à durabilidade do sensor e da bateria não há outras contra indicações!
Para saber mais
Leia nosso post "O que é automação".
Veja o artigo da automação das luzes da cozinha.
Veja o artigo da automação de alerta de janelas abertas.
Veja outras forma de automação residencial na nossa página de exemplos.


Comments