Alerta de Janelas Abertas
- Paulo
- May 28, 2023
- 5 min read
Updated: May 30, 2023
O problema
Sair de casa e esquecer uma janela aberta pode trazer uma desagradável surpresa se na nossa ausência acabar chovendo. Piso, cortina e móveis molhados são alguns dos inconvenientes que podemos encontrar quando voltarmos para casa. E se chover na televisão ou outro aparelho elétrico, ai meu bolso!
É claro que somos todos cuidadosos e sempre fazemos um tour pela casa (ou apartamento) verificando as janelas antes de sairmos, certo? Mas quem nunca passou pela situação de estar na porta da casa e alguém pergunta: "As janelas estão todas fechadas?". E toca sair andando pelo imóvel verificando... Chato, né?
A solução
Dê uma olhada no vídeo a seguir e veja como esse inconveniente pode ser resolvido.
Pra você que não pode ouvir o vídeo: ao se apertar o botão - que fica próximo à porta de entrada do imóvel - a Alexa anuncia que há uma janela aberta e diz que é a janela da lavanderia. Depois que a janela é fechada pressiona-se novamente o botão e a Alexa anuncia que não há janelas abertas.
Se você não tem uma Alexa a informação das janelas abertas também fica disponível num aplicativo no seu celular.

Com essa automação não é mais necessário fazer a ronda por todo o apartamento indo até cada janela de cada cômodo pra ter certeza de que todas estão fechadas!
Tem mais uma coisa que dá pra fazer nesse tipo de automação: receber um alerta no celular se a previsão do tempo for de chuva e tiver alguma janela aberta! Isso é muito útil quando você está em casa e permite que você tome uma ação antes de precisar sair correndo pela casa fechando janelas!
Veja o exemplo na imagem a seguir.

Vantagens dessa automação
Comodidade: acho que ninguém gosta de passear pela casa só pra ter certeza de que fechou todas as janelas, né? Agora você só precisa ir até o cômodo que você sabe que a janela ficou aberta.
Segurança: muito importante pra quem mora em casa, pois deixar uma janela aberta na sua ausência é um ponto de entrada para indivíduos mal intencionados.
Auxílio para pessoas com mobilidade reduzida: cadeirantes, pessoas de idade ou com algum de tipo de deficiência de locomoção têm enorme benefício com essa automação, pois é uma ação física a menos que elas precisam fazer (circular pela casa pra verificar janelas).
Economia: nada de móveis, pisos ou eletrodomésticos estragados por causa da chuva.
Como funciona
A detecção de janela aberta é feita com um sensor chamado "sensor de porta/janela".

A pecinha branca do lado esquerdo na foto é um ímã. Quando ela se aproxima da peça do lado direito a eletrônica interna da peça do lado direito acusa que a "janela está fechada". E quando o ímã se afasta o sensor acusa que a "janela está aberta".
Para instalar o sensor você gruda cada pecinha em uma folha da janela, de tal forma que a janela fechada deixa as peças próximas uma da outra e quando a janela se abre as peças se afastam.

Na foto acima a pecinha do ímã (a menor delas) está grudada no próprio vidro de uma das folhas da janela e a peça maior está grudada no batente de metal da outra folha da janela. Na foto a janela está fechada e os dois elementos do sensor estão próximos um do outro e o sensor vai indicar que a janela está fechada. Quando qualquer uma das folhas da janela for aberta, os dois elementos do sensor vão se afastar um do outro e teremos uma indicação de janela aberta para o sistema de automação.
No vídeo de demonstração no início do artigo usamos um botão para acionar a automação. Esse botão também é sem fio, usa o mesmo tipo de bateria (bateria do tipo moeda) e é instalado com fita dupla face em qualquer local.

Usar um botão desse tipo é mais conveniente do que ter que pegar o celular, desbloquear a tela, entrar no aplicativo e acionar a automação.
Perguntas Frequentes
Dá pra fechar a janela automaticamente? Para poder fechar (ou abrir) a janela automaticamente você precisa instalar um sistema mecânico com motor em cada janela. Dá pra fazer, mas sai bem mais caro. Os exemplos mostrados acima são de custo bastante baixo e não incluem essa funcionalidade.
Não tenho Alexa. Como uso essa automação? O aviso pela Alexa é uma das opções, mas não é obrigatório nem a única forma de ser avisado. Você pode consultar se há janelas abertas pelo aplicativo do celular, por exemplo.
Qualquer tipo de janela pode ser monitorada? Sim! Basta instalar o sensor de janela de forma que os dois elementos do sensor se aproximem quando a janela está fechada e se afastem quando ela for aberta. O sensor também pode ser usado em portas onde um dos elementos fica no batente e o outro na folha da porta.
Preciso passar fios pela casa para instalar os sensores? Não! Os sensores funcionam a bateria, são sem fio ("wireless") e são colados nas janelas com fita dupla face. A instalação é super simples e não requer nenhum tipo de obra ou passagem de fios!
Quanto tempo dura a bateria do sensor? A duração da bateria depende principalmente de dois fatores: a qualidade da bateria e a frequência do uso do sensor. Assumindo que você comprou uma bateria de boa qualidade, uma janela de uso diário vai fazer o sensor durar pelo menos uns 6 meses, podendo chegar a 1 ano antes da troca. Note que a vida útil da bateria pode diminuir se ela ficar muito tempo exposta ao sol, por exemplo. Mas 6 meses a 1 ano é uma boa estimativa.
Onde acontece essa automação? No sensor? Como a mensagem vai parar na Alexa ou no celular? O sistema de automação implantado pela Mirai utiliza uma central para receber a informação de todos os sensores e para mandar os alertas (para a Alexa ou celular, por exemplo). Temos esse artigo que explica como isso tudo funciona. Vale a pena ler.
Onde usar e onde não usar essa automação
Onde usar
O alerta de janelas ou portas abertas pode ser usado em qualquer local onde você queira monitorar o "abre e fecha" das coisas. Por exemplo, você pode colocar um sensor de porta/janela na porta de uma geladeira ou freezer e receber uma notificação se essa porta for aberta. Isso pode ser bastante útil tanto para ter certeza de que a porta da geladeira não ficou aberta e evitar estragar qualquer alimento nela (e economizar energia elétrica também) como para monitorar aquela geladeira onde você guarda as cervejas e ser alertado se alguém foi lá e abriu!
Você também pode monitorar à distância se portas e janelas foram abertas quando você está fora de casa, criando um sistema de alarme simples.
Não há local "proibido". Instale em portas internas da casa, janelas, alçapão do sótão, porta da geladeira, adega de vinhos, do freezer, numa gaveta ou num baú. A imaginação é o limite!
Onde não usar
A maioria dos sensores de porta/janela a bateria (como o apresentado nesse texto) são sensíveis a umidade. Portanto, evite instalá-los em locais desprotegidos da chuva como ambientes externos expostos ao tempo ou muito próximos de torneiras e chuveiros.
Evite também instalar os sensores onde houver muita incidência de sol pois isso vai diminuir a vida útil da bateria. E se você grudou o sensor com fita dupla face, o sol excessivo pode diminuir a eficiência da fita e fazer o sensor descolar.
Mas tirando esses fatores relacionados à durabilidade do sensor e da bateria não há outras contra indicações!
Para saber mais
Leia nosso post "O que é automação".
Veja outras forma de automação residencial na nossa página de exemplos.

Comments