top of page

Iluminação de halls de entrada

  • Evaldo
  • May 27, 2023
  • 4 min read

Updated: May 29, 2023

O Hall de entrada é o cartão de visitas do seu prédio.

Geralmente os halls de entrada dos prédios operam de duas formas:

  1. manualmente, ou seja, um agente da segurança (ronda) liga as lâmpadas do hall ao anoitecer e desliga de manhã;

  2. automaticamente, quando células fotoelétricas acionam a iluminação quando anoitece e desligam quando o dia amanhece;

No caso manual, infelizmente, você precisa da ajuda do ronda para fazer esta operação e é claro ele não estará na portaria quando for ligar as luzes, o que pode causar problemas de segurança.


Em qualquer caso, o que acontece se ninguém passar pelo hall quando a iluminação está ligada, por exemplo, entre as 01:00 e 05:00 da manhã? As luzes ficaram acesas a toa.


hall de entrada

A automação da Mirai permite, por exemplo, que a iluminação fique desligada nos momentos em que ninguém está passando pelo hall economizando energia e aumentando a vida útil das lâmpadas.


A solução

O sistema detecta o movimento no hall e aciona a iluminação apenas nesta situação. Se o seu hall é iluminado naturalmente durante o dia, a automação vai manter as lampadas apagadas.


Vantagens dessa automação

  • Economia: você nunca mais vai ter o hall gastando energia elétrica à toa, pois o sistema de automação vai apagar a luz se não houver ninguém ali. Medições que fizemos indicaram economia de 40 a 50% na conta de energia elétrica;

  • Segurança: o pessoal da segurança vai cuidar da segurança. A tarefa de ligar e desligar a iluminação é da automação;

  • Conforto: sabemos que é bastante desconfortável entrar num ambiente completamente apagado. Para evitar esta situação nos mantemos algumas lâmpadas acessas para manter um nível de conforto aceitável. A maioria permanece apagada até que realmente seja necessário ligá-las.

Bem mais econômico, seguro e conveniente, não?


Como funciona

Para automatizar os halls de entrada utilizamos o sensor de movimento e o interruptor inteligente, controlados por uma central (clique aqui para saber mais)


Sensor de movimento

O sensor de movimento é um dispositivo pequeno e discreto que fica posicionado de forma a monitorar se há pessoas se mexendo no ambiente.




Switch inteligente

O switch inteligente substitui o interruptor comum da instalação elétrica. Ele continua funcionando como um interruptor "normal", ou seja, você ainda acende e apaga as luzes com as mãos; mas ele pode ser acionado pelo sistema de automação (nesse exemplo, ao se detectar movimento). E esse acionamento é feito via rádio, sem precisar passar novos fios. Logo, nada de quebra-quebra!!


Perguntas Frequentes

  1. A luz apaga automaticamente? Sim! A automação vai apagar a luz depois de alguns minutos se não houver movimento no hall.

  2. Se eu parar de me mexer no ambiente vou ficar no escuro? Depende. A automação é programada para tolerar alguns minutos sem movimentação antes de apagar a luz. Somente após esse tempo é que as luzes serão apagadas. Por exemplo, se as pessoas ficarem absolutamente paradas por 10 minutos, a automação vai interpretar como "ambiente desocupado" e vai apagar das luzes. Este tempo (no exemplo, de 10 minutos) é totalmente configurável e vai ser ajustado para melhor atender o seu caso.

  3. A luz vai acender mesmo de dia se eu entrar no hall? Na programação da automação consideram-se os horários próximos aos intervalos de pôr e nascer do sol. Durante o dia a automação vai ignorar o movimento e não vai acender as luzes, entendendo que a claridade do dia dá conta do recado. Essa programação é feita para atender à sua necessidade.

  4. Mas e se o meu hall for muito escuro, mesmo durante o dia? Como a automação vai lidar com isso? A automação é um programa de computador, ou seja, ele faz o que for mandado. Se o seu hall é muito escuro e você precisa que, mesmo durante o dia, as luzes se acendam automaticamente, a automação vai ser programada pra fazer isso. Mas lembre-se a iluminação só é ligada se o sistema detectar movimento no ambiente.

  5. Posso acender e apagar a luz como eu fazia anteriormente com o interruptor comum? Sim! A automação não elimina a operação manual. Se você precisar, pode acionar a iluminação, poderá fazê-lo manualmente pelo celular, tablet ou pc.

  6. Preciso trocar as minhas lâmpadas por lâmpadas inteligentes? Não! O sistema inteligente controla as lâmpadas, luminárias, postes, plafons, spots, etc, que você já possui. Não é necessário trocá-los.

  7. No que isso é diferente de uma minuteria? A minuteria é um dispositivo que também é acionado por movimento mas que se instala próximo à lâmpada (ou luminária) que se deseja controlar. O tempo que a minuteria mantém as luzes ligadas é de configuração bastante limitada (apenas 2 ou 3 opções de intervalo) e atua 24 horas por dia, esteja claro ou escuro. É muito comum em halls de elevadores em prédios residenciais. Seu funcionamento é simples porém extremamente limitado. O sistema de automação mostrado acima é muito mais flexível pois usa dispositivos independentes para detectar movimento e controlar as luzes. Sua configuração por programa de computador permite uma infinidade de ajustes para se adequar à necessidade de cada ambiente. E é claro, pode ser controlado remotamente (pelo celular, por exemplo).


Para saber mais

Se interessou pela automação? Entre em contato com a gente para encontrarmos a melhor solução para você

Comments


© 2023 Mirai Tecnologia e serviços LTDA

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page